O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Coronel BM Clóvis Ramalho, foi recebido na manhã desta terça-feira (27), na Prefeitura de Chã Grande. O titular da pasta esteve realizando sua primeira visita ao município, acompanhado do diretor de Engenharia de Defesa Civil do estado, Major BM Marcelo Lima, e do diretor de Gestão de Risco de Desastres da Defesa Civil estadual, Tenente-coronel BM George Vitoriano.

 


No gabinete do prefeito Diogo Alexandre, onde foi realizada a reunião, a equipe da Defesa Civil foi recebida pelo coordenador local, Alves Santos, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, Joseildo Martins, e o engenheiro Andreswamy Barbosa, além da chefe de gabinete, Ileana Lapenda.

 

Durante o encontro, o secretário estadual tomou ciência da atuação da Defesa Civil de Chã Grande, bem como dos principais desafios enfrentados pelo órgão no município, como as barreiras que oferecem riscos aos moradores de diversos bairros da cidade em períodos chuvosos.

 

Após a reunião na Prefeitura de Chã Grande, a equipe seguiu para visitações em alguns locais. O primeiro ponto foi o loteamento Antônio Amaro, na área central de Chã Grande. O bairro da Camela também entrou na rota. Outro ponto avaliado foi a barragem de Vertentes, na zona rural de Chã Grande, que no período de maior intensidade de chuva fica intransitável em virtude do volume de água que fecha a passagem de veículos.

 

Esta é a segunda visita de equipes da Defesa Civil estadual em menos de uma semana ao município. Na sexta-feira, engenheiros e técnicos do órgão também realizaram vistorias na área urbana e rural. A preocupação tanto no município quanto na esfera estadual é com relação ao período conhecido como “quadra chuvosa”, que compreende quatro meses e coincide com o inverno, aumentando o volume de chuvas na região.