O Campeonato Chã-grandense começa neste domingo (17). Em sua 19ª edição, a competição reúne 12 equipes e dezenas de atletas locais e de outras cidades. E entre tantos nomes, há também a presença de um estrangeiro. Essa será a primeira vez que um jogador de fora do Brasil vai atuar pela competição. O feito inédito caberá ao Fumuca, que no seu elenco conta com um jovem colombiano de 19 anos.

Com pouco mais de três meses de residência em Chã Grande, Jhony Alejandro Agudelo Mejía chamou a atenção do Fumuca. Natural de Manizales, na Colômbia, o jovem conta com passagens pela base juvenil do Once Caldas, um dos clubes mais importantes do futebol colombiano, campeão da Libertadores em 2004.

Atuando como atacante, o jovem diz que notou algumas diferenças entre o futebol na Colômbia e o brasileiro. “Aqui jogam mais rápido, são mais fortes e jogam muito diferente como jogam no meu país”, diz. Apesar disso, segundo o atleta, isso não deve ser dificuldade para ele, que busca se adaptar ao que chama de “estilo brasileiro”.

E por falar em adaptação, o idioma é outro ponto. Como na Colômbia se fala espanhol e no Brasil é o português, Jhony vai precisar ouvir com atenção as recomendações da equipe técnica e o diálogo com o próprio time dentro de campo. “Acho que com o tempo vou me adaptar com a língua, mas não é problema para mim. Vou entender fácil”, comenta.

Campeão em 2015, o Fumuca não tem conseguido bons resultados. Com a proposta de abrir espaço para jogadores mais jovens, a equipe oscilou entre as últimas posições da competição nos dois anos anteriores. Mas se depender do empenho de Jhony e sua equipe, o time pode ir longe, como garante o atleta. “Espero fazer um bom torneio, se fizermos tudo da maneira certa chegaremos até a final”, conclui.

Integrante do Grupo C da competição, o Fumuca está ao lado de Camela, Mangueira e Vila Nova. E será justamente diante do Vila Nova a estreia da equipe, neste domingo, a partir das 8h, com transmissão do Chã Grande News, no YouTube.