A edição deste ano do Campeonato Chã-grandense está prestes a começar. Com início previsto para 17 de março, a competição contará com 12 equipes, divididas em três grupos. Todas se enfrentam dentro de suas chaves, em partidas únicas, na primeira fase, com oito times seguindo para as quartas de final. Duas equipes substituíram Maracujá e Atlético de Chã Grande, que apresentaram desistência da competição.

O Fumuca, campeão em 2015, entrou no lugar do Atlético de Chã Grande, no Grupo C. Na mesma chave estão também Camela, Mangueira e Vila Nova. Já o Fox, que estreou ano passado, entra no lugar do Maracujá, no Grupo B, ao lado de Cruzeiro, Malhadinha e Ipiranga. O Grupo A segue sem alterações, com as equipes do Guarani, Morada Nova, Renascer e Grêmio Zizi.

A desistência do Maracujá se deu por mudanças no regulamento. A equipe sensação do último Campeonato Chã-grandense, que chegou até a decisão, vencida pelo Guarani, logo em seu primeiro ano de participação, não concordou com a decisão, encabeçada por sete equipes, que alterava o regulamento básico do certame. Segundo a reivindicação do time, as mudanças só poderiam ter sido feitas de um ano para o outro.

Logo após a desistência do Maracujá, nomes importantes do time, como Léo do Pina e Rafinha, deixaram o time, sendo anunciados pelo Camela.

Já o Atlético de Chã Grande, que vinha participando do Campeonato Chã-grandense desde 2022, sendo um dos semifinalistas no ano passado, não apresentou publicamente o motivo de sua desistência.

A tabela com os jogos da primeira fase deve ser divulgada ainda esta semana, pelo Departamento de Esportes. Todas as partidas serão disputadas no Estádio Ewerson Simões Barbosa, o Barbosão.