Vereador, vice-prefeito e prefeito de Chã Grande. Os três cargos políticos foram ocupados por José Gomes da Silva, em períodos distintos, ao longo de sua trajetória política. Além desses, também foi vereador no município de Gravatá. Em Chã Grande, apenas Daniel Alves também conseguiu ocupar os três cargos.

O líder político faleceu na noite desta sexta-feira (26), aos 93 anos de idade. Natural do sítio Freixeiras, na zona rural, Zé Gomes se destacou, nas últimas eleições que participou, pela sua disposição em participar das campanhas. Sua última aparição em pleito eleitoral ocorreu em 2016, quando declarou seu apoio ao então candidato de oposição, Diogo Alexandre.

Aliado político de Tiago Barbosa, Zé Gomes iniciou sua trajetória ainda como vereador de Gravatá. Em seguida, com a emancipação política de Chã Grande, passou a ocupar um dos assentos na Casa Paulo Viana de Queiroz.

No ano de 1972 disputou na chapa do ex-prefeito Tiago Barbosa, sendo seu vice, numa disputa oposicionista, quando enfrentaram Jaci Moreira, apoiado pelo então prefeito, Euclides Gomes. Vitoriosos, a dupla seguiu até 1976, quando Tiago o apoiou para o cargo de prefeito.

Zé Gomes venceu Jaci Moreira e ocupou a Prefeitura de Chã Grande pelos próximos seis anos, até 1982. Ao longo de sua gestão, entre as obras mais importantes está a Escola Municipal XV de Março, na Avenida 20 de Dezembro. A instituição de ensino funcionava de forma improvisada no prédio da Escola Maria Amélia, ainda no centro da cidade.