Começo esse texto fazendo uma provocação: você acredita que o comportamento dos eleitores mudou nos últimos vinte anos? Acredito que sua resposta tem sido, sim. Então por que há candidatos que continuando fazendo campanha como a 10, 20 ou 30 anos atrás?

 A Política, assim como o mercado de trabalho e todos os campos de nossa vida, evoluiu e quem não acompanhou a mudança está ficando para trás. A dinâmica das campanhas eleitorais mudaram, é claro que algumas coisas permanecem como, por exemplo, o corpo a corpo, visitar eleitores, comer na casa deles etc.

Os mais atentos talvez tenham percebido que, com o advento das redes sociais e os avanços da Legislação Eleitoral (que cada vez mais ‘aperta’ partidos políticos e candidatos) as campanhas eleitorais vem incorporando profissionais experientes em legislação eleitoral, marketing político, cientistas políticos, analistas de dados, entre outros.

Esses profissionais são responsáveis por organizar a campanha, orientar na comunicação com cada grupo social, auxiliar na mobilização, analisar os dados e evidências para formulação de políticas públicas, mitigando os riscos de recebimento de multas eleitorais e de derrota do candidato.

É-nos claro que, nem toda campanha precisa de todos estes profissionais, entretanto saber quais deles o candidatonecessita é fundamental para aumentar a chance de ele ganhar a eleição.

O tempo de “fazer tudo de todo jeito” acabou.Lembre-se: surto em campanha eleitoral tem prazo de validade.

Renné Gonçalves

Cientista Político (UFPE)  e Consultor

Esp. em Governança, Gestão de risco e Conformidade (UFPE)