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Reprodução de votantes de enquete |
Sobrenomes como Ruiz Díaz, Rojas Velasco, Galan Rodriguez, e tantos outros originários de países de língua espanhola se tornaram comuns em enquetes políticas promovidas por perfis e páginas em Chã Grande. O objetivo, claro, é inflar candidatura, direcionando o voto desses perfis a uma determinada opção dentro da enquete, nesse caso, nas últimas semanas, visto com força no voto ao candidato Jorge Luís (PSB).
A compra de votos em enquetes é uma prática que pode ser encontrada facilmente numa busca on-line no Google. Centenas, milhares de páginas são apresentadas. Os preços variam de acordo com a quantidade de votos. É como se o “cliente”, interessado em manipular as enquetes, inflando possíveis opções, estivesse em uma compra por pesagem. Quanto mais votos, mais o cliente paga por isso.
Num desses muitos sites que estão disponíveis na internet, com o nome “Turbine sua rede social”, os preços variam entre R$ 50,00 e R$ 1.340,00. O preço final, como já dito antes, depende da quantidade de votos que o cliente necessita para a enquete em questão.
A prática não é vista com bons olhos pelas redes sociais, que preferem um engajamento próprio dos perfis e páginas. Além da compra de votos, também existe a possibilidade de aquisição de seguidores, de inscritos, entre tantas outras.
Como funciona – Após indicar a quantidade de votos, o usuário aplica o link da enquete, faz o pagamento e a mágica acontece. Em pouco tempo, os votos começam a aparecer na opção escolhida. E eles podem ser de diversas partes do mundo. No caso das enquetes chã-grandenses, perfis latino-americanos estão dominando a preferência pelo candidato Jorge Luís (PSB). Apesar de visivilmente se tratar de uma estratégia para inflar uma das opções nas enquetes, não é possível descobrir a origem da compra dos votos.
Enxurrada de votos - A reportagem teve acesso a um print de uma página, com o resultado de uma enquete política. O anonimato da autoria da enquete, bem como do administrador, serão preservadas. Ele conta que o aparecimento rápido de votos chamou a atenção. “Sempre observo quem vota. Logo quando saiu a enquete, já subiu a quantidade de votos”, diz. Quando perguntado se os votos poderiam ter sido originados nesse método de compra, o administrador respondeu: “acredito que sim, pela quantidade”.
Com base na lista, realizamos uma consulta rápida nos perfis disponíveis no Instagram. A imagem abaixo revela os nomes dos usuários.
Perfis – Ao procurar pelo usuário “osca_rramosg195”, pode-se constatar que é um perfil com apenas três postagens, 13 seguidores e tem 76 perfis seguindo; “juliogonzalez651” é outro exemplo, sendo um perfil em língua espanhola, conta com seis publicações, 46 seguidores e segue outros 339 perfis. Já um outro votante na enquete, com nome “Leire Soler Gomez”, não tem seguidores, apenas uma publicação e segue 13 perfis. Em todos os três casos, não há indicativos de suas nacionalidades, mas os sobrenomes apontam a possibilidade de que sejam de países com a língua espanhola como predominante.
Enquetes recentes – A página Resenha Chã Grande, no Instagram, promoveu uma enquete recentemente, onde uma quantidade absurda de votos se fez observar. Tentamos contato com os administradores sobre o assunto, mas não foram enviadas informações acerca da origem dos votos. Muitos usuários questionaram a legitimidade da enquete promovida pela página, enquanto outros apontaram a possibilidade do uso de compra de votos on-line.
Validade – Vale ressaltar que para a Justiça Eleitoral, a realização de enquetes políticas não possui caráter científico, como as pesquisas eleitorais. Para analisar a preferência do eleitorado antes da votação, apenas os levantamentos científicos, devidamente registrados, devem ser levados em consideração.
Uma pesquisa eleitoral, por exemplo, é realizada levando em consideração vários aspectos de uma sociedade, como grau de instrução, escolaridade, sexo, entre outros. Com base nesses números, os institutos apresentam os dados da amostragem, que fica disponível para consulta também no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Pesquisas eleitorais – Em Chã Grande, duas pesquisas eleitorais foram registradas neste período eleitoral. Os dois levantamentos foram produzidos pela DataTrends. Em ambos levantamentos, os números no cenário de votos válidos, ficaram em 81% a favor de Sandro Advogado (Avante) e 19% para Jorge Luís (PSB). As pesquisas foram registradas com os números PE-09297/2024 e PE-07173/2024.
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