Neste sábado (7), o Brasil comemora 202 anos de sua independência por parte de Portugal. Em Chã Grande, a data será lembrada com o tradicional desfile cívico pelas principais ruas da cidade. Com a participação de instituições, bandas e escolas públicas, uma programação especial foi preparada pela Secretaria de Educação do município para celebrar o dia.


O início das comemorações será logo nas primeiras horas da manhã, com o desfile da alvorada. A Banda Musical Pedro Jorge Frassati mantém a tradição de acordar a população chã-grandense às 5h com a execução de hinos e dobrados.


Já a partir das 8h, a programação se concentra em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, no centro da cidade. Ao som do hino brasileiro, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Chã Grande.


O desfile cívico terá início no mesmo horário, com a saída da Avenida 20 de Dezembro. O percurso inclui ainda as ruas São José, Justino Gomes da Silva, Manoel Faustino de Queiroz e Joaquim José de Miranda, até o encerramento na Avenida São José.


A abertura do desfile cívico ficará por conta do Tiro de Guerra, seguido do Centro de Inclusão Social (CIS) e da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM). A Escola Municipal XV de Março abre a participação das unidades de ensino, seguindo com Nossa Senhora de Fátima, Sandra Siqueira de Macêdo, Joaquim Alves Pereira, José Manoel de Farias, Laerte Pedrosa de Melo, Maria Amélia Correia de Melo, 20 de Dezembro e João Faustino de Queiroz. A Ordem Maçônica faz uma participação especial no desfile deste ano.


Além das bandas infantis das escolas municipais, o desfile contará ainda com as bandas musicais XV de Março e Pedro Jorge Frassati, e a Marcial Euclides Alves, da Escola João Faustino de Queiroz.