O município de Chã Grande conta com 54 candidatos a vereadores nas eleições deste ano. O número representa uma diminuição quando comparado com o total de 2020. Na eleição anterior, em meio a uma pandemia de Covid-19, 78 pessoas disputaram as 11 cadeiras do legislativo municipal, numa média de 7,09 por vaga. Para este ano, esta medição caiu para 4,90.

O número poderia ser um pouco maior. Três candidatos aparecem como inaptos na disputa, sendo eles Ricardo do Mármore (SD), Emerson Laércio (PRD) e Nego de Rita (PSB). O último, inclusive, apresentou desistência antes do início da disputa eleitoral.

Três partidos aparecem com os maiores números de candidatos: Avante, Solidariedade e PL. As três legendas, juntamente com o PRD, fazem parte da coligação “Chã Grande avançando com a verdade”, do candidato a prefeito Sandro Advogado. Os três partidos possuem 12 candidatos, enquanto o PRD aparece com 10.

O partido que apresenta o menor número de candidatos na disputa é o PSB, da coligação “Um novo caminho para uma nova Chã Grande”, do candidato Jorge Luís. A sigla apresentou oito pessoas para a disputa pelo legislativo chã-grandense.

Dos 54 nomes colocados à disposição da população chã-grandense, as mulheres somam 20 candidaturas. O partido com a maior participação feminina é o Avante, com cinco candidatas. A menor bancada feminina na disputa é o PSB, com apenas três nomes.