Ministério das Comunicações


O município de Chã Grande está prestes a ganhar a sua primeira emissora de rádio legalizada. Na manhã desta segunda (2), o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União uma portaria de outorga concedendo aos chã-grandeses o direito de ter pela primeira vez na história, uma rádio local.


A novidade foi obtida em primeira mão pelo Jornal Folha Regional e é o resultado incansável de quase cinco anos de luta no Ministério das Comunicações - órgão regulador das emissoras de rádio e TV no país. Ministro das Comunicações assina outorga de rádio comunitária para Chã Grande


Atualmente, é muito difícil conseguir uma licença de operação de rádio, devido à burocracia existente no processo, que fica refém dos poucos editais de abertura para funcionamento, mesmo se tratando de uma rádio comunitária.


O projeto da nova rádio pertence a Associação de Radiodifusão Comunitária de Chã Grande (ARCG), que saiu vencedora após concorrer com outras três associações e atender todos os requisitos legais do próprio MCom. 


Após ser assinado pelo Ministro das Comunicações Juscelino Filho, a portaria de outorga será encaminhada para deliberação no Congresso Nacional, para posteriormente ter a autorização de entrar no ar. No documento, o canal utilizado será o 253, cuja frequência é de 98,5 MHz. Com essa outorga, mais de 20 mil pessoas serão alcançadas em todo município.