Rafael Vieira / FPF


O Campeonato Pernambucano de 2025 já tem todos os clubes participantes definidos. Além dos oito times que permaneceram na elite para o próximo ano, Jaguar e Decisão/Sertânia também farão parte da elite. Os acessos das duas equipes foram conquistados durante o fim de semana. Essa será a primeira vez do Jaguar no primeiro patamar do futebol estadual.

O acesso do Jaguar foi confirmado no sábado (14). Após uma vitória por 3 a 0 no jogo de ida, diante do Vitória, a equipe de Jaboatão dos Guararapes veio até Chã Grande com uma boa vantagem sobre o adversário. Mas por um breve momento, os torcedores vitorienses chegaram a acreditar num possível acesso. Ainda no primeiro tempo, o Vitória emplacou logo dois gols, diminuindo a vantagem.

O Jaguar tratou logo de marcar o seu gol na partida. Com 2 a 1 no placar final, o Vitória acabou perdendo no agregado: 4 a 2. O sonho do retorno a elite, de um time que fez uma primeira fase invejável, ficou pelo caminho. O Jaguar, fundado em 2012, saiu de Chã Grande com o acesso.

Já o Decisão encarou a Cabense, no Odilon Ferreira, em Sertânia. O resultado foi favorável ao time sertanejo, que venceu por 3 a 1. Como na primeira partida, no Cabo de Santo Agostinho, os dois times empataram em 1 a 1, a vaga ficou com o Decisão, que no próximo domingo (22) encara o Jaguar na decisão da A2.

Série A1 – A elite em 2025 terá a participação de Sport, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary, Petrolina, Jaguar e Decisão. Dos 10 times, cinco serão da Região Metropolitana do Recife (RMR), dois do Agreste e três do Sertão. Apenas a Zona da Mata não terá representantes.