O eleitor chã-grandense decidirá neste domingo (6) os próximos quatro anos da cidade. Além do executivo, com a definição do prefeito e vice-prefeito, também serão conhecidos os 11 vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2025. Na cidade, 54 nomes, de cinco partidos, se apresentam para a disputa.

Com uma média de 5,4 candidatos por cada uma das 11 vagas do legislativo municipal, as eleições deste ano apresentam uma diminuição com relação ao ano anterior. Em 2020, mais de 70 pessoas disputaram a eleição municipal na condição de candidatos a vereadores.

Na composição atual, Avante tem a dianteira entre os partidos com o maior número de vereadores. A legenda possui quatro, enquanto o PSB, na segunda posição, tem três. Solidariedade e PL fecham a composição da Casa Paulo Viana de Queiroz. Ambos partidos somam dois assentos.

A eleição do legislativo é diferente do executivo. Nem sempre o mais votado ganha. Isso acontece em virtude do quoficiente eleitoral. Isso representa o total de votos válidos entre todos os candidatos, que é dividido pelo total de 11 cadeiras. O resultado então apresenta uma barreira, em que cada partido precisa ultrapassar para ter direito a vagas. A quantidade de vezes que o partido ultrapassar o total é o número de vereadores eleitos.