O dia 1º de janeiro de 2005 marcou o início da gestão do prefeito mais jovem da história de Chã Grande. Com apenas 27 anos, Diogo Alexandre Gomes Neto assumia a missão de comandar o município pelo período de quatro anos, em sua primeira gestão. Vinte anos depois, Diogo Alexandre encerra seu quarto mandato como gestor do município, passando a faixa e as chaves da Prefeitura para o seu sucessor, Sandro Advogado.


Diogo Alexandre foi o candidato escolhido para a sucessão do ex-prefeito Daniel Alves. Apesar da pouca idade, Diogo mostrou disposição e discernimento no comando de sua campanha política, aglutinando apoios necessários para concretizar sua primeira vitória.


Eleito em 2004 e reeleito em 2008, Diogo Alexandre colocou em prática diversas ações que mudaram a realidade em Chã Grande. Como muitos diziam, na época, ele já enxergava à frente, modernizando a cidade para receber investimentos públicos e privados.


Apesar do sucesso na gestão municipal, Diogo não conseguiu emplacar o seu sucessor. Com a vitória do ex-prefeito Daniel Alves, antigo aliado, Diogo foi para a oposição, onde conseguiu feitos históricos, como a primeira vitória de um grupo opositor numa eleição de deputados, em 2014. Nem mesmo nomes políticos históricos como Tiago Barbosa e Jaci Moreira tinham conseguido tal feito.


O caminho estava pavimentado. O sentimento do povo era de retorno de Diogo. E isso se concretizou em 2016, quando venceu Daniel Alves. Ao retornar à gestão municipal, encontrou diversos desafios, como a desvalorização e a insatisfação da Educação. Com diálogo e mantendo em dia os reajustes, Diogo garantiu que os profissionais se sentissem mais valorizados.


Ao longo dos oito anos, Diogo Alexandre resgatou investimentos estruturais que priorizavam a modernização de Chã Grande e a preparação da cidade para o futuro, com investimentos públicos e privados, além de um olhar voltado também para o potencial do turismo.


Apesar de tantas conquistas, com a soma de 16 anos como prefeito de Chã Grande, a derrota em 2012, quando indicou seu sucessor, parecia ainda incomodar Diogo. Se essa era a última insígnia que faltava para completar seu quadro, ele a conquistou no ano passado, quando elegeu Sandro Advogado como o seu sucessor.


Diogo Alexandre encerra o seu quarto mandato com apenas 47 anos, 20 anos depois de pela primeira vez receber as chaves e a faixa do município, e após ter transformado Chã Grande numa cidade voltada para o desenvolvimento ao longo dos 16 anos de suas gestões.