Arquivo / CGN


O Censo Demográfico realizado em 2022 apontou que a maior parte da população chã-grandense se identifica como católica. Os números fazem parte do recorte que avalia a preferência religiosa da população brasileira, divulgado nesta sexta-feira (6). Os índices em Chã Grande são os maiores para a religião católica em toda a região.

De acordo com o Censo, 74,49% da população chã-grandense se declara como católica. O segundo grupo é o de evangélicos, com 15,95%. Já os espíritas aparecem com 0,24%, um percentual abaixo dos que se declaram seguidores das religiões de umbanda e candomblé, com 0,34%.

Reprodução / Infográfico G1


As tradições indígenas na cidade não pontuaram, enquanto outras manifestações religiosas aparecem com 1,97%. Já quem não possui religião soma 6,66%. O índice de pessoas que não sabem foi de 0%, enquanto sem declaração chegou a 0,34%.

Na região, Chã Grande apresenta um número consideravelmente maior que outras cidades vizinhas na religião católica. Amaraji, por exemplo, tem a população mais dividida entre católicos e evangélicos, com o primeiro grupo somando 42,35%, enquanto o segundo soma 38,92%.

No Brasil, os católicos somam 56,7% da população, o menor nível de toda a série histórica. Em 1872, esse grupo religioso representava 99,7%. Já os evangélicos seguem crescendo nacionalmente, com 26,9% dos brasileiros se declarando adeptos da crença.