![]() |
| Arquivo |
A Banda Musical XV de Março completa 50 anos de história neste sábado. A instituição musical chã-grandense é uma das mais tradicionais da região, e tem, ao longo de meio século, percorrido diversas cidades, seja em desfiles cívicos, encontros de bandas ou apresentações em eventos fechados.
A Banda XV de Março foi criada ainda em 1975. Na época, o município tinha como prefeito Tiago Barbosa, e Maria do Carmo, mãe do ex-prefeito Diogo Alexandre, era a secretária de Educação. O primeiro compromisso da instituição musical foi no desfile cívico do mesmo ano, poucas semanas após a sua criação.
Em seu começo, a Banda XV de Março era conhecida como fanfarra. Depois, mudou a nomenclatura para marcial com a inclusão de mais instrumentos. Já em 2013, a instituição mudou para o atual, adicionando a nomenclatura de musical.
Ligada à Escola Municipal XV de Março, a corporação musical tem como regente o maestro Jailson Alves. Além dos músicos, comissão de frente e colaboradores, a Banda XV de Março também mantém ativa uma escola de música, onde crianças e adolescentes podem iniciar seus estudos.

0 Comentários