Foto: Ewerson Manuel




Professores, coordenadores e gestores escolares se reuniram na tarde desta terça-feira (30), na Creche Municipal, em Chã Grande, para o 1º Seminário Municipal de Boas Práticas. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, através do Programa Criança Alfabetizada, teve como foco a atuação da educação infantil (0 a 3 anos) e ensino fundamental anos iniciais (1º e 2º anos).


Durante o encontro, as professoras apresentaram ao público os seus trabalhos, que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo com as crianças, como forma de garantir a alfabetização na idade certa na educação infantil. Estiveram representadas as escolas Sandra Siqueira, Santa Luzia, Joaquim Alves, Amália Araújo, José Manoel e Laerte Pedrosa, além da Creche Antonieta Cavalcante de Queiroz.


“Essa iniciativa que Chã Grande está tomando busca valorizar as boas práticas dos professores que estão na sala de aula, realizando seus trabalhos, mas agora serão vistos. Foi um momento de muita troca, de muito aprendizado, e até de emoção. Quando o professor fala do que ele trabalha em sala, ele se emociona, pois ele vê que aquela prática deu resultado e o aluno aprendeu. Isso é o principal”, destaca a coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, Suely Barbosa.


A jovem professora Amanda Leão, da Creche Municipal, foi uma das participantes do seminário. Em sala de aula, a educadora trabalhou o livro “As aventuras de Tina, a tartaruga viajante, da autoria de Vivy Wolff Carracedo. Com a obra, Amanda trouxe para os alunos diversos momentos de descobertas, com foco também no aprendizado. “Pra mim foi uma honra poder compartilhar juntos”, disse a professora sobre a participação no encontro.


O seminário também contou com a presença da secretária executiva de Educação, Josiane Lima, que avaliou positivamente o desenvolvimento das atividades neste primeiro ano. Segundo ela, o objetivo é aumentar ainda mais o número de escolas e turmas participantes. “Iniciamos agora com a etapa do maternal e primeiro e segundo anos, e próximo ano pretendemos estender para as outras etapas. Esse é um momento de compartilhar experiências entre as escolas. É um momento de crescimento”, disse Josiane.