O movimento nas ruas de Chã Grande neste sábado (18), dia de feira livre, chama a atenção. Apesar da cidade confirmar três casos do novo coronavírus durante a semana, além de nove casos em investigação, o fluxo de pessoas continua intenso, principalmente na área central, onde concentra comércios e a feira livre.

Carros, motos e pedestres dividem espaço na principal via de Chã Grande, mesmo com os pedidos das autoridades e as medidas tomadas no município como forma de evitar a aglomeração de pessoas, buscando controlar a propagação da COVID-19. A grande maioria das pessoas sequer usa máscara para trafegar livremente pelas ruas.

O comércio chã-grandense está próximo de completar um mês de portas fechadas, seguindo determinação do governo de Pernambuco. Nesta sexta (17), o governador Paulo Câmara prorrogou o fechamento de lojas não essenciais até o dia 30 de abril. Apenas supermercados, farmácias, padarias, casas de ração animal, distribuidores de água e gás, postos de combustíveis, entre outras atividades, estão autorizadas a funcionar durante este período.

O primeiro caso de Chã Grande foi confirmado no último domingo (12), sendo de uma mulher de 55 anos. Na quarta-feira (150, o segundo caso foi confirmado, agora em uma paciente de 70 anos. Já na quinta (16), uma mulher de 39 anos recebeu o resultado positivo para o coronavírus. Todas as pacientes seguem em isolamento domiciliar, sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde.