As cinco escolas particulares de Chã Grande retomaram nesta segunda-feira (4) o ano letivo de 2020, após o período de recesso. A novidade é que as instituições de ensino vão utilizar a esfera virtual para levar os conteúdos educacionais para os alunos dos ensinos infantil, fundamental I e II. Uma forma encontrada para manter o ensino em meio a pandemia do novo coronavírus.

As aulas presenciais das escolas foram suspensas ainda no dia 18 de março. Seguindo uma determinação do Governo do Estado, o prefeito do município, Diogo Alexandre, decidiu também pela suspensão das atividades das escolas públicas e privadas. O objetivo foi evitar a propagação do novo coronavírus em Chã Grande.

Já naquele momento, as escolas particulares ensaiaram a possibilidade de realização de aulas de forma online, com a interação entre professores e alunos pela internet, assim como já vem acontecendo com as escolas da Rede Estadual de Ensino.

O decreto previa inicialmente a suspensão até o início de abril, mas em virtude do avanço da Covid-19 as a presença dos alunos nas escolas precisou ser adiada. Com isso, as instituições de ensino então adiantaram o recesso de julho, vivenciado durante o mês passado.

YouTube, Zoom e Whatsapp passaram a ser ferramentas importantes para a educação neste momento. Os professores iniciaram salas de videoconferência, onde conversam e tiram dúvidas com os alunos. Na plataforma de compartilhamento de vídeos postam suas aulas. Além de tudo isso, ainda atendem seus alunos através do aplicativo de mensagens, tirando dúvidas.

Em meio a uma pandemia que obriga o fechamento de serviços não essenciais, escolas e igrejas, por exemplo, a internet nunca foi tão útil. Apesar de não ter o contato físico entre pessoas, o virtual se faz necessário nesse momento.