Foto: Douglas Souza

Nesta segunda-feira (16), faz 22 anos que os pernambucanos recebem o Programa de Transplante de Fígado do Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Durante mais de duas décadas, 1600 pessoas receberam o transplante e mudaram de vida. Desde a criação que o médico cirurgião especialista em hepatologia, Cláudio Lacerda está à frente do programa.

 

A Unidade de Transplante de Fígado (UFT) é considerada uma das maiores do país, o programa se destaca também fora do Brasil. A UFT recebe pacientes de todos os estados, sobretudo do Norte e Nordeste, com idades que variam entre cinco meses e 74 anos. Paralelamente a este desenvolvimento, foi criada em 2003 a Associação Pernambucana de apoio aos Doentes de Fígado (APAF).

Essa iniciativa busca acolher os pacientes da lista de espera por um transplante de fígado que passam pelos mais variados tipos de dificuldades. Com o fortalecimento da associação, em 2012 foi inaugurada a Casa de Acolhimento, em frente ao Hospital Oswaldo Cruz. Ela oferece assistência integral multiprofissional de maneira gratuita, antes e depois do transplante.


Durante esses 22 anos de existência, Programa de Transplante de Fígado, inclusive realizou procedimentos realizados através do Split, quando consiste em repartir o fígado do doador falecido para dois receptores, geralmente um adulto jovem e uma criança. Os transplantes realizados trouxeram resultados positivos, com mais qualidade de vida dos pacientes. O tipo de transplante que permite salvar duas vidas ao mesmo tempo começa a se tornar rotina em Pernambuco.  O médico Cláudio Lacerda é um especialista pioneiro nesse procedimento cirúrgico no Nordeste.


No primeiro semestre, em meio a pandemia, o Dr. Cláudio Lacerda junto com a equipe da UTF realizou em 36 horas, cinco transplantes de fígado com doadores captados em Recife, Petrolina e Campina Grande na Paraíba.


MAIS INFORMAÇÕES E COMO AJUDAR:

Telefones: (81) 3184.1244 | (81) 3222.8868

Dados Bancários: Banco do Brasil – Agência: 3243 e Conta corrente: 10.108-7

Favorecido: ASSOCIACAO PERNAMBUCANA DE APOIO AOS DOENTES DE FÍGADO- APAF

CNPJ: 04.833.011/0001-03 (chave Pix)


Telefone para contato:

(81) 3184-1244