A Câmara de Vereadores de Chã Grande inicia nesta segunda-feira, 3, o ano legislativo de 2022. A primeira sessão ordinária, que abre o primeiro período, será realizada a partir das 20h, na sala de sessões da Casa Paulo Viana de Queiroz, aberta ao público e com transmissão ao vivo através das redes sociais.

Pelo menos dois textos já transitam na Câmara aguardando pelas apreciações por parte dos vereadores. O primeiro diz respeito ao Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Como a proposta, do executivo municipal, foi apresentada no período de encerramento das reuniões ordinárias, ficou para este ano de 2022. O PL precisa ser aprovado em duas votações. Caso seja aprovado, ele seguirá para a sanção do prefeito, Diogo Alexandre (PL).

Uma outra matéria que transita também na Câmara Municipal é referente à prestação de contas do exercício 2017 da gestão de Diogo Alexandre. O documento, que chegou no fim do ano passado ao legislativo municipal, conta com parecer recomendando a aprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

A votação de textos relacionados a questões orçamentárias deve ocorrer de forma isolada. Isso quer dizer que na pauta não devem constar outros assuntos. Por enquanto, o documento está sob análise dos vereadores e da população em geral, que também pode consultar a avaliação técnica do TCE-PE. A previsão é de que o texto passe por votação ainda no primeiro período, para que seja encaminhado até o órgão julgador.