A Secretaria de Saúde de Chã Grande recebeu o primeiro lote de imunizantes contra a Covid-19 para aplicação em crianças de 5 a 11 anos, destinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Na cidade, a aplicação dessas vacinas, que são da marca Pfizer, a única autorizada até o momento para esse público-alvo, começará nesta terça-feira (18).

Nesse primeiro momento, receberão a vacina as crianças de 5 a 11 anos, com doenças neurológicas. Não serão exigidas prescrições médicas no ato de vacinação. Se enquadram dentro deste público-alvo as crianças com doenças neurológicas crônicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando os que apresentam Síndrome de Down e autismo.

Segundo o cronograma da Secretaria de Saúde, com a chegada de mais doses, mais crianças serão incluídas na vacinação, seguindo a faixa etária, começando entre 10 e 11 anos, passando para os de 8 a 9 anos e 6 e 7 anos, até os de 5 anos, com ou sem comorbidades.

A aplicação do imunizante ocorrerá na ala de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, que atende todos os dias, a partir das 7h. É necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis e, caso possuam, também devem apresentar documentos de identificação pessoal, como RG e CPF.

A vacinação ocorrerá de acordo com a lista já definida pelas Unidades Básicas de Saúde, localizadas na área urbana e rural de Chã Grande, e que fazem o levantamento dos moradores de todas as áreas do município.