A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão formalizou no dia 29 de março, uma parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), para amplificar o combate à doença no Município. O evento aconteceu durante a manhã na UPA-E (Avenida Áurea Ferrer, no Cajueiro) e contou com a presença de profissionais do setor, secretários da gestão, além do prefeito Paulo Roberto (MDB).

Na ocasião, o gestor municipal assinou um termo de adesão à campanha global denominada “Não Esqueça da Hanseníase”, que chama a atenção de governos, organizações e da população em geral para a importância de manter as ações de controle da doença durante a pandemia da Covid-19. A partir da adesão à campanha, as entidades se comprometem a promover a conscientização e combater a discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença, divulgar a parceria, organizar eventos e atividades relacionadas ao tema, bem como buscar envolver os órgãos do controle social na pauta.

“Além de ser estratégico para a cidade e região, nosso objetivo com a instauração deste núcleo e a parceria firmada com a Secretaria de Saúde e Bem-Estar local, é fortalecer o enfrentamento à hanseníase de forma transversal nas políticas públicas, com o viés dos direitos humanos”, destaca Artur Custódio, coordenador nacional do movimento.

Vale lembrar que a doença tem cura, mas é preciso ser tratada para não haver sequelas irreversíveis. “O nosso serviço de saúde oferece o tratamento e o acompanhamento dos pacientes acometidos pela doença. É importante que a pessoa procure as unidades de saúde assim que perceber os sinais dela pelo corpo, para que possa tratar e quebrar a disseminação para outras pessoas”, frisou Bruna Rafaela Dornelas de  Andrade Lima, secretária de Saúde e Bem-Estar da Vitória.

A hanseníase caracteriza-se por qualquer alteração na sensibilidade térmica, e tátil, sobretudo em pernas, pés, mãos, braços e olhos, sendo comum de surgir inchaços, feridas, dormência, formigamentos, interrupção do suor, sumiço de pelos, entre outros sintomas. “Se faz muito importante que todos estejam juntos para lutar contra essa doença que surge como silenciosa, mas acaba tendo reflexos graves no futuro, além de existir uma segregação social. É preciso acolher os pacientes e prestar toda assistência possível”, salientou o prefeito Paulo Roberto.

Morhan

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) tem 40 anos de atuação no Brasil com representação em esferas do controle social, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e atua em interlocução com governos, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais em defesa dos direitos humanos das pessoas atingidas pela hanseníase no País. A eliminação da hanseníase, o enfrentamento ao estigma relacionado à doença, a qualificação da assistência – do diagnóstico à reabilitação – e o direito à reparação por violações de direitos que historicamente atingiram as pessoas afetadas pela doença e seus familiares são alguns dos objetivos do movimento.

Saiba mais:

Hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos. Com o tratamento adequado, a partir da medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde de todo País, a doença tem cura. A transmissão se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento afetadas pela doença na sua forma multibacilar. A partir do início do tratamento, a doença deixa de ser transmissível. São sinais e sintomas da doença: Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.

A Voz da Vitória