Em seu discurso durante reunião na Câmara Municipal, a vereadora Célia de Jaci (Avante) pediu uma maior participação feminina na política. A parlamentar comentava sobre a sua participação no Congresso de Vereadoras e Servidoras do Legislativo, realizado entre os dias 01 e 02, em Gravatá. O evento foi organizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), reunindo mulheres de vários municípios pernambucanos.

“Foi um evento muito importante. É muito bom que tenha sempre esses eventos, isso fortalece a mulher na política. É muito importante ter voz, e que incentive outras pessoas, outras mulheres, com a nossa voz, com a nossa palavra, para que elas tomem gosto pela política”, destacou a parlamentar.

Célia de Jaci, que está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores de Chã Grande, ainda lembrou da importância de se buscar direitos, como o voto feminino instituído na década de 30. “Não é de hoje que a gente luta pela igualdade de gênero no nosso país, e principalmente, em nossa cidade”, disse.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Chã Grande conta com duas vereadoras. Além de Célia, também ocupa um dos assentos Ninha de Zé Maria (Avante). Mas na história política do município, apenas quatro já tiveram a oportunidade de exercer o cargo. Luzia Luzinete, nos anos 60, e Danielle Alves são as outras duas a vencerem eleições, assim como Célia e Ninha.

Ainda em sua fala, a vereadora fez questão de agradecer ao presidente da Câmara, Jorge Luís (PL), pelo apoio. “Agradeço ao presidente, que nos proporcionou essa ida. Foi muito bom e gratificante”, disse a parlamentar.

Célia, que entrou na política partidária ainda em 2004, faz questão de deixar o seu convite: “eu convido a todas as mulheres, de todos os segmentos, que participem mais da política. É muito importante”.