O clima foi de festa em dose dupla nesta segunda-feira (11), no arraial junino da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), em Chã Grande. Além de festejar o período junino, o evento, realizado na quadra de esportes da Escola João Faustino de Queiroz, também teve como foco principal a celebração pelo aniversário de 19 anos de funcionamento da ONG no município, neste mês de julho. E a festa contou com a tradicional quadrilha junina da AUFA-SM, animação e muita música.

A ex-presidente da AUFA-SM, e hoje atuando na direção da entidade, bem como na ala pedagógica, a psicopedagoga Mônica Lins fez questão de descrever o que os organizadores estavam sentindo com a realização do evento. “O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, e segundo a todas as pessoas que colaboram, que são a AUFA. A AUFA é muito mais do que o usuário. E também o sentimento de partilha. São João é muito isso, a gente vê a fartura”, destacou a profissional. “É muito importante para eles. E pra gente, como equipe, é a consolidação de um pequeno sonho”, completou Mônica.

Durante a programação, os usuários apresentaram um pouco do que a entidade vem desenvolvendo através da oficina de música, coordenada pelo músico Franklin Silva. Diversos arranjos foram apresentados. “Eu nunca toquei um instrumento na vida, nunca participei de banda, nunca me apresentei em canto nenhum. Pra mim é motivo de felicidade. Momento único que a gente tem”, revelou o usuário Edvaldo. “Eu to me sentindo bem, alegre, contente. Eu gosto muito. É animado”, disse Eliane, que está na ONG desde o início.

A psicóloga Quitéria Lúcia, fundadora da instituição, também esteve presente no evento. Com o foco na integração de pessoas com deficiências, que antes eram colocadas à margem da sociedade, Drª Quitéria deu o pontapé inicial da ONG ainda em 2003, trazendo como lema principal “o amor salva”.

“A AUFA ta sempre se superando, ta sempre surpreendendo. E no alto de seus 19 anos, num período como esse, cheio de desafios, a gente conseguir reunir as pessoas com essa alegria, com esse entusiasmo, com esse amor, isso mostra que a gente continua, graças a Deus, em evolução”, celebrou Drª Quitéria.

O secretário de Educação, Joel Gomes, também esteve presente no evento. Ele destacou a importância do trabalho que a instituição vem desempenhando no município. “A AUFA-SM tem sido uma grande parceira nossa, no desenvolvimento de nossas crianças, principalmente daquelas que têm necessidades especiais, e há 19 anos vem prestando um enorme serviço para toda a sociedade chã-grandense”, comentou Joel. “Nada melhor do que comemorar esses 19 anos, aproveitando o ensejo dos festejos juninos, para comemorarmos com todos os nossos colaboradores, com as pessoas que fazem a AUFA-SM e também com todos os usuários desse serviço, que são as pessoas mais importantes e que fazem que a AUFA atue e que exista em nosso município”, finalizou o secretário.

 

Fotos: Jhonata Albuquerque