O roteiro é o mesmo. Todos os anos, a área de mata localizada no bairro Newton Carneiro sofre com as queimadas. E neste ano, como era de se esperar, não foi diferente. Nesta sexta-feira (17), o local foi alvo de mais uma ação do tipo, em uma queimada que causou preocupação também entre a população chã-grandense.

Encravada no bairro Newton Carneiro, a área é um resquício de Mata Atlântica. Um pouco para lembrar que Chã Grande se localiza dentro desse território. E o local já vem sofrendo há alguns anos com a interferência humana, com a derrubada de árvores e queimadas criminosas.

O fogo teve início no começo da tarde. O Bombeiro Civil Alves Santos, da Associação Master de Bombeiros Civis e Socorristas (AMBS), foi acionado até o local, chegando por volta de 13h. De acordo com ele, o combate às chamas, que começou logo em seguida, levou cerca de quatro horas.

Nesse tempo, com a participação do Corpo de Bombeiros de Gravatá, foram utilizados mais de 10 mil litros de água. O fogo consumiu uma área considerável do resquício de mata, segundo Alves Santos.

Rotina – O assunto tem sido rotina no município. Pelo menos uma vez ao dia, nas últimas semanas, uma área registra focos de queimadas, algumas das quais colocam em risco também residências próximas.

Nesta quinta, o foco foi no bairro Augusto David, por trás do Centro de Convivência de Idosos (CCI). O fogo foi controlado com o auxílio dos moradores do local.