Foi realizado nesta terça-feira (14), no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, o primeiro dia de exames gratuitos de próstata. Dezenas de homens chã-grandenses participaram da iniciativa, que faz parte da campanha “Novembro Azul” no município. Outros três atendimentos serão realizados nos próximos dias.

 


Os exames de próstata são recomendados para todos os homens a partir dos 40 anos de idade. A frequência depende de alguns fatores, como a presença de casos na família ou a detecção de riscos. É através do exame de próstata, aliado a outras especialidades, que é possível detectar alterações que podem incidir em um câncer.

Como a presença masculina nos ambulatórios para a realização de exames do tipo é considerada baixa, a campanha realizada no mês de novembro busca alertar sobre a importância do procedimento para a saúde masculina.

Apesar de considerado como o mais letal entre os homens, a sua detecção inicial proporciona mais chances de cura. Isso é possível por conta do tratamento precoce.

Em Chã Grande, os exames estão sendo realizados pelo médico urologista Henrique Melquíades, que faz parte da Rede Estadual de Saúde. Antes do início dos procedimentos, o especialista conversou com os homens que aguardavam pelo exame, com a participação do diretor do HGAAL, Renato Santos, e o secretário de Saúde, Jairo Paiva.

O próximo atendimento será na terça-feira (21). Mais 25 homens farão parte do público-alvo da campanha. As marcações são divididas entre todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto na área urbana quanto na zona rural, e no próprio Hospital. Outras duas datas devem ser agendadas para o mês de dezembro, de acordo com o cronograma da Saúde.