A Câmara de Vereadores aprovou nesta sexta-feira (8), a indicação de dois requerimentos consignando título de cidadania chã-grandense. Foram agraciados com a honraria o Padre Diozene Francisco, pároco local, e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto. O primeiro teve autoria do vereador Dandão (PDT), enquanto o segundo recebeu indicação conjunta de todos os vereadores.

Dandão (PDT) foi autor de honraria concedida ao Padre Diozene Francisco

Segundo o vereador Dandão, o título ao Padre Diozene, que assumiu as funções na Paróquia de São José em 2019, se deu pelo reconhecimento ao ministério do religioso na cidade. “O Padre Diozene é um trabalhador que está a serviço do povo, é um servo de Deus. É um merecedor e com muito orgulho se torna hoje um cidadão chã-grandense”, comentou o vereador.

Ninho Mototáxi (PL) foi um dos autores de propositura que concede cidadania chã-grandense ao ex-ministro Gilson Neto

Para o ex-ministro Gilson Neto, que comandou a pasta do Turismo durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador Ninho Mototáxi (PL), um dos autores da proposição, destacou a gratidão pela obra de pavimentação da Rota Ecoturística de Chã Grande. “Uma homenagem a esse homem, que hoje é um cidadão brasileiro, pernambucano e agora chã-grandense. Nossa eterna gratidão, da Câmara Municipal e da população de Chã Grande”, reconheceu Ninho.

A obra que motivou o reconhecimento por parte da Câmara teve início ainda no mês passado. Ela prevê a ligação do estádio Barbosão até o Hotel Highlander, através da zona rural, ligando pontos com atrativos turísticos, como a Cachaçaria Sanhaçu, a comunidade Mahabhumi, as capelas de São Padre Pio e São Roque, e os casarões de Freixeiras.

Ainda durante a sessão ordinária, presidida pelo vereador Jorge Luís (PL), e que contou com a presença de todos os vereadores, foram aprovados três requerimentos. O primeiro deles, de autoria de Ninho Mototáxi, pede a inclusão do Recanto da Chã e sítio São Francisco na Rota Ecoturística. O vereador Nego de João de Rita (PDT) também teve um requerimento aprovado, solicitando a desobstrução de um bueiro na zona rural. Por fim, o requerimento de número 055/2022, de autoria de Dandão, pediu a realização de uma reforma geral no Mercado Público.

Apresentados – Dois votos de moção e aplausos, de autorias de Ninho Mototáxi e Gilvan Bolão, e sete requerimentos (Ninho, Jorge, Bolão e Andreson de Agrício) também foram apresentados durante a reunião. Os textos devem ser colocados em votação já na próxima sessão, que será realizada quarta-feira (13), a partir das 20h..

Orçamento – Ao analisar o início de mais um período, o vereador Jorge Luís destacou a importância desse momento para a definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. O documento, enviado anualmente à Câmara nos meses de julho ou agosto, traz a previsão de quanto o município terá de receita e despesa para o próximo exercício.

Jorge Luís avalia que período será intenso, já que vereadores devem votar a LDO

“O período ta começando com muito trabalho. Esse é um período importante, no qual a gente vota a LDO. O poder executivo já está preparando, e estamos junto com ele e com todas as classes e categorias envolvidas, para que a gente tenha uma LDO sustentável, ajustada”, comentou Jorge. “A Câmara está empenhada em apoiar o município em continuar crescendo e se desenvolvendo”, finalizou o presidente.