Foto: Rafael Vieira

 

O Chã Grande volta a disputar a Série A2 do Campeonato Pernambucano após cinco anos de ausência. A equipe, campeã em 2012, e que jogou a elite em 2013 e 2014, não jogava o segundo esquadrão do futebol estadual desde 2017, quando fez uma campanha que passou longe do acesso. Na maior Série A2 de todos os tempos, o time terá outra chance de brigar para voltar ao topo.

Ao todo, 27 equipes vão participar da competição, desde o sertão ao litoral. E a definição dos grupos ocorreu nesta quinta-feira (7), seguindo a lógica da regionalização. Quatro chaves foram definidas, sendo três com sete clubes e uma com seis. Em cada grupo, quatro equipes se classificam para a segunda etapa.

O Grupo A ficou com seis equipes. Participam o Decisão, o Flamengo de Arcoverde, o Serrano e o Serra Talhada, além de Petrolina e 1º de Maio, sendo este o grupo sertanejo na competição estadual.

O Grupo B reúne equipes do Agreste, contando com sete integrantes. É justamente nessa chave onde está o Chã Grande. Além do campeão de 2012, o grupo reúne Belo Jardim, Central, Porto, Pesqueira, Ypiranga e Maguary, que volta a disputar a competição após um longo hiato.

No Grupo C estão as equipes mais próximas à Região Metropolitana do Recife, com América, Olinda, Sete de Setembro, Santa Fé, Torres, Vitória e Vera Cruz. Curiosamente, Sete de Setembro e Vera Cruz foram rebaixados esse ano, mas estão na disputa por decisão da Federação Pernambucana de Futebol, já que a Série A2 deste ano garante quatro vagas na elite.

O Grupo D reúne equipes do litoral sul, Agreste e da Zona da Mata Norte. Atlético Pernambucano, Cabense, Centro Limoeirense, Ferroviário, Ipojuca, Jaguar e Timbaúba integram a chave mais diversa dessa edição.

Seis cidades que fazem parte da disputa possuem mais de um clube na competição: Petrolina (Petrolina e 1º de Maio), Serra Talhada (Serra Talhada e Serrano), Caruaru (Central e Porto), Vitória de Santo Antão (Vitória e Vera Cruz), Cabo de Santo Agostinho (Cabense e Ferroviário) e Recife (América, Torres e Santa Fé).

A Série A2 do Campeonato Pernambucano deve ter início em setembro, com o término previsto para o mês de novembro. A expectativa é de que o Estádio Ewerson Simões Barbosa seja liberado para receber o público durante os jogos. A divulgação dos estádios aptos deve ocorrer em breve.